Pastelarias portuguesas em Madrid

Os pastéis de nata são sem dúvida a doçaria portuguesa mais popular no mundo inteiro.

É comum ver em algumas pastelarias o anúncio “vendem-se pastéis de Belém”. No entanto, esta designação não é correcta pois a receita original pertence à Fábrica dos Pastéis de Belém, que a guarda com um religioso secretismo e cuja marca se encontra registada.

Como apareceram então os famosos Pastéis de Belém? Em 1834 são encerrados todos os conventos de Portugal, como consequência da revolução liberal. Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro dos Jerónimos pôs à venda uns doces chamados Pastéis de Belém.  Nessa época, Belém recebia inúmeros turistas que iam visitar o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre, o que permitiu a rápida difusão dos pastéis. A venda era realizada num local de comércio variado muito próximo ao mosteiro, no mesmo lugar onde ainda hoje são fabricados.

Posteriormente, a receita foi vendida ao empresário português Domingos Rafael Alves vindo do Brasil continuando até hoje na posse dos seus descendentes. Estima-se que são vendidos aproximadamente entre 15 a 20 mil pastéis por dia!

Em Madrid podemos encontrar várias pastelarias portuguesas que vendem Pastéis de Nata. 

  • Pastelaria Lisboa.C/ Ortega y Gasset 55, Madrid. Esta é, para mim, a melhor pastelaria portuguesa em Madrid.Os pastéis de nata são caseiros, feitos por um casal de portugueses simpaticíssimos! Aqui podemos saborear não só os melhores pastéis de Nata de Madrid, como outras doçarias portuguesas e um excelente café.
  • Nata Lisboa. Calle Imperial, 18, Madrid.  Somente provei os pastéis de Nata e estavam muito bons. Têm também  salgados e pratos portugueses. 
  • Real Cake. Plaza del Callao 1/Calle de la Princesa, 49/ calle Gran via 55 / Têm a grande vantagem de estarem localizados no centro de Madrid e existirem vários. No entanto, não posso deixar de manifestar a minha desilusão por esta decisão de dar um nome inglês a uma pastelaria portuguesa.  Além disso, os pastéis não são bons.

Se há coisa que os portugueses levam muito a sério são os doces! Espero que aproveitem as sugestões e não deixem de provar diferentes doçarias. É verdade que o pastel de nata é delicioso mas existem também outras excelentes opções.

pastel-de-nata2