Baseado nas memórias do jornalistapolaco Ryszard Kapuściński (1932-2007), um dos grandes repórteres do século XX, o documentário de animação Another day of Life (“Mais um dia de Vida”) está actualmente em exibição nos cine Golem em Madrid.
Depois da nomeação para o festival de Canes entre várias outras, o documentário venceu o galardão de melhor filme de animação nos Prémios de Cinema Europeu (European Film Awards).
O conflito angolano que inspirou a obra do jornalista polaco e, consequentemente, o filme, acabou por durar quase 30 anos. Com algumas interrupções entre 1975 e 2002, a guerra civil de Angola foi uma dura realidade que assombrou a sua população. O livro que daí se originou retrata uma visão profundamente pessoal de Kapuściński, que queria regressar à Polónia o mais rápido possível. O caos do país africano em tempos de guerra e a escassez de recursos financeiros do jornalista, depois de três meses, levaram-no a vivenciar momentos de grande perigo e solidão.
A obra, categorizada como não ficção, chegou à forma cinematográfica em 2018. Trata-se de uma coprodução polaca, espanhola, belga, alemã e húngara, dirigida por Raúl de la Fuente e Damian Nenow.